Parque Estadual Serra do Mar realiza trilha gratuita na Semana do Meio Ambiente

0
96

Em comemoração a Semana do Meio Ambiente, o Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual Serra do Mar (PESM) abre inscrições para toda a comunidade participar da Trilha da Esmeralda no dia 07/06. As vagas são gratuitas e limitadas há 20 pessoas.

A participação, realizada por meio de inscrição, deve ser feita diretamente no PESM, indo até o local, ligando ou através de email. A trilha é de nível difícil por isso, para participar, é necessário ter acima de 10 anos e ter bom preparo físico.

O caminho tem um percurso de cinco quilômetros ida e volta. A trilha tem início às 9h e término estimado para às 14h, dependendo do ritmo da turma, portanto é essencial levar garrafa de água e lanche. O fim da caminhada é na cachoeira da Esmeralda e será feita uma pausa para que todos possam entrar na água ou fazer um piquenique.

Objetivando a participação da comunidade e promovendo a Semana do Meio Ambiente, a proposta do parque é que essa atividade seja gratuita e divertida para todas as pessoas. Para os amantes da natureza que não puderem participar da caminhada nesta data, basta entrar em contato com o PESM e se informar sobre os dias e saídas das trilhas disponíveis. O Núcleo funciona de segunda a sexta e tem valor fixo de R$15,00 por visita. Estudantes pagam meia-entrada, crianças abaixo de 12 anos, adultos acima de 60 anos, professore e moradores do bairro Rio do Ouro são isentos.

Para fazer a trilha, a direção do Parque recomenda que as pessoas estejam vestindo roupas confortáveis, de preferência calçados firmes no pé, fechados e que possam ser molhados, além de calça cumprida, blusa de manga longa para evitar picada de insetos e roupas de banho. Outra sugestão para os participantes é estar vacinado contra a febre amarela com pelo menos 10 dias de antecedência. Não é obrigatório, porém devido à exposição com natureza, é um cuidado importante. O Parque alerta que em casos de chuvas e ventos fortes, o mesmo estará fechado para qualquer visitação.

Parque Estadual da Serra do Mar

O Núcleo Caraguatatuba surgiu em 1977, incorporado ao Parque Estadual Serra do Mar. Seis anos mais tarde, a reserva foi transformada no Parque Estadual de Caraguatatuba, ampliando seus limites. Seus 35.947 hectares representam pouco mais de 10% de todo o território do Parque Estadual Serra do Mar, sendo esta uma Unidade de Conservação de Proteção Integral.

Exuberantes paisagens formam os remanescentes de Mata Atlântica presentes no núcleo, como os mananciais da represa de Paraibuna, as matas de encosta, os rios, as cachoeiras e os belíssimos cenários vistos da Rodovia dos Tamoios (SP-099) e da Estrada do Rio Pardo. Três municípios paulistas fazem parte do núcleo: Caraguatatuba, Natividade da Serra e Paraibuna.

Seu nome, homônimo à cidade litorânea, tem referência na planta caraguatá (Bromelia pinguin), que significa “planta espinhosa” na língua Tupi. O termo “tuba”, que equivale a “muito”, completa a palavra e seu sentido: região onde existem caraguatás em abundância. O Núcleo está localizado na Rua do Horto Florestal, nº1200 – Rio do Ouro – telefone: 3882-5999.

Publicado em Meio Ambiente