Está definida a programação musical do Jazz & Vinhos Festival

0
271

A 4ª edição do Jazz & Vinhos Festival terá pelo menos 18 atrações musicais. A programação foi definida pela Secretaria de Turismo (SETUR) de Caraguatatuba. O evento será realizado de 12 a 16 de junho na Praça da Cultura (Avenida da Praia). Uma atração a mais para o Mês dos Namorados.

Decharneux (Foto: Divulgação/PMC)

Participam artistas locais e convidados que trazem o que há de melhor no mundo do jazz e blues, aliados ao bom vinho e boa gastronomia.

Para o secretário de Turismo, Cristian Bota, o Jazz & Vinhos é um ótimo evento do calendário turístico de Caraguatatuba e o objetivo do prefeito Aguilar Junior é fomentar a chamada baixa temporada.

“Este é um evento de qualidade, com ótima gastronomia e especial para os apreciadores do bom vinho, atraindo turistas e ao mesmo tempo gerando renda para a nossa população”, destaca.

Música

São 18 atrações já fechadas para o festival, entre eles, o Benoit Decharneux Jazz Quartet, que toca na sexta-feira (14/06). O guitarrista belga Benoit Decharteux – radicado em São José dos Campos – apresenta o projeto “Smooht Jazz”, com seu quarteto instrumental.

Do jazz cigano, passando pelo blues, jazz standard e cool jazz, a banda abre espaço para improvisos e solos dos integrantes com muito swing. O objetivo é difundir entre a população da região mais sobre o jazz, um estilo musical pouco divulgado no Brasil.

No repertório, o quarteto apresenta composições próprias e de grandes nomes do Jazz como Charlie Parker, Miles Davis, Django Reinhardt, Cole Porter, Wayne Shorter entre outros.

A banda é formada por Benoit Decharneux (Guitarra acústica), Raul de Sá (Piano), Henrique Macedo (Baixo) Elias Pontes (Bateria).

Luana Mascari

De Caraguatatuba, uma convidada especial é a cantora Luana Mascari que traz consigo a força e a coragem de quem busca a cada dia seu lugar ao sol. Ilustrando as diversas facetas da vida feminina, a luta pela liberdade de paradigmas e conceitos, as vivências boas e intoleráveis do universo que só elas entendem, ela traz da dor às conquistas em um repertório carregado de emoções e muita força, como a verdadeira representação da versatilidade da mulher brasileira.

Em mais de 16 anos de carreira, a cantora, pianista, tecladista, ukulelista e compositora dedicou-se à MPB, se aprofundando nesse vasto e rico universo cultural, tendo como ícones a grande Elis Regina e o Pianista Cesar Camargo Mariano. Buscou contato com outros músicos e escolas de música da Grande São Paulo, o que a fez progredir incansavelmente.

Em 2018 gravou seu primeiro DVD, “Ser Liberto”, nome também de uma de suas composições que no mesmo ano foi premiada no 2º Festival da Canção de Caraguatatuba. Atualmente vem ganhando visibilidade e seguidores nas redes sociais e plataformas de streaming, com destaque para os singles “Voa” e “Meu Blues”.

Big Time Orchestra

Outra participação especial nesta edição é da Big Time Orchestra que se apresenta no sábado (15/06). Depois de alcançar fama nacional com a participação no Programa SuperStar® da Rede Globo, a “Big Band mais amada do Brasil” chega ao seu 13º ano de vida renovada, reformulada e pronta para escrever os próximos capítulos de sua história, marcada por conquistas e grandes canções. Atualmente é banda do Programa Sensacional da Rede TV, com a apresentadora Daniela Albuquerque. Misturando Soul, Jazz, Rockabilly, Pop e Rock, a banda acaba de desembarcar de New Orleans (EUA), onde gravou seu mais novo álbum, já distribuído pelo selo Sony Music.

Neste ano, a banda ultrapassará a marca de 1.500 shows no Brasil e países da América do Sul, além de turnês no Japão, EUA e Europa. A nova fase da banda rendeu um dos shows mais musicais e alegres da sua trajetória, que já conta com sete CDs e quatro DVDs gravados.

Edu Souza

Em 16 anos de carreira, o músico e compositor Edu Souza atuou no Litoral Norte Paulista, Vale do Paraíba e Estados de SP, RJ e MG como sideman, guitarrista e violonista de estúdio, professor e luthier. Com a Amplitude Valvulada, banda que liderou de 2003 a 2016, gravou dois discos e se tornou ao longo do tempo a maior representante do Blues e Rockabilly no Litoral Norte.

Em 2016, iniciou carreira solo e dois anos depois lançou seu primeiro single, chamado “Paz Em Tempo”, com forte influência Reggae, quando atinge mais de 4 mil views no Facebook em menos de uma semana.

No mesmo ano também acompanhou a cantora Thais Forni em uma mini-tour pela Argentina.

No show “Blues & Afins”, Edu Souza sobe ao palco trazendo os grandes sucessos lançados pela Chess & Sun Records, as mais conceituadas gravadoras do gênero.

Acompanhado por Contrabaixo e Bateria, o guitarrista e cantor mostra com precisão e feeling o sentimento real existente no Blues e em toda sua história.

Unidos do Swing

O grupo é uma das atrações da noite de sexta-feira e surgiu há cinco anos, integrando as linguagens de circo, dança e do swing-jazz no formato de fanfarra: móvel, acústica, dinâmica, performática e interativa. Em 2014 foi o primeiro grupo a apresentar o jazz junto a brasilidades no carnaval de rua paulistano, sendo uma fanfarra inspirada pela Era das Big Bands e pelo Mardi Gras de New Orleans.

Com arranjos que abrangem do maracatu ao blues, do baião ao swing-jazz, Unidos do Swing realizou em 2019, seu quinto carnaval jazz na cidade de São Paulo. Desde o início o grupo faz ensaios abertos à população, toda terça-feira no vão livre do MASP.

É um dos principais grupos organizadores do Festival Honk SP – Festival de Fanfarras Ativistas, e vem realizando turnês no Brasil pelos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2018 foi convidado a participar de festivais nos Estados Unidos em Massachussetts, New York e em New Orleans.

Samuel Lima

Conhecido como um dos grandes músicos de Presidente Prudente, Samuel Lima e Quinteto apresentam ao público um show inédito com musicas autorais além do repertório de grandes nomes como: Arthur Maia, João Donato, Kenny Garrett, entre outros, transitando pela musica instrumental entre os ritmos de jazz, groove e musica brasileira.

Samuel Lima Quinteto é formado por: Samuel Lima – Baixo; Laerte Lima – Guitarra; Daniel Mazini – Bateria; Rafael Costa – teclado e Jack Tromp. – Trompete e Saxofone.

Programação

Quarta-feira (12)

20h- Luana Mascari  – Jazz Standard Quarteto

22h – Caio Mesquita e Trio

Quinta-feira (13)

20h- Tradicional Litoral Band

22h – Renato Felix Quarteto

Sexta-feira (14)

18h – André Leano Quinteto

20h- Benoit Decharneux Jazz Quartet

22h – Unidos do Swing

Sábado (15)

13h – Edu Souza Duo

15h – Raul de Sá Trio

17h – Original Jazz Band Quartet

19h- Samuel Lima Quinteto

21h- Direto Ao Ponto

23h – Big Time Orchestra

Domingo (16)

13h – Lucas Andrade Jazz Trio

15h – Vino Tinto

17h – Elias Pontes e Amigos

19h – Vinicius Andrade Jazz Trio

21h- Banda Municipal Carlos Gomes

Publicado em Culinária e Receitas