Ações de educação ambiental nas praias de Caraguatatuba são realizadas pela prefeitura

0

Com a chegada do fim de semana, as praias começam a ter mais movimento e com isso aumenta também o hábito de descartar lixo na praia, prejudicial ao meio ambiente e à própria população.

Pensando nisso, o Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, realiza o 1º Verão no Clima, uma campanha que começou no dia 4 de janeiro e encerra no dia 14 de fevereiro.

Fotos: Luis Gava/PMC

O foco é a educação ambiental, redução da produção de lixo, limpeza de praias, uso consciente da água, cuidado com trilhas e reciclagem.

Dentre várias atividades, uma tem chamado a atenção dos banhistas nas praias de Caraguatatuba, as ações de educação ambiental. Um grupo de funcionários da Prefeitura aborda as pessoas e dá dicas de conscientização para preservação do meio ambiente.

Nesta quinta-feira (11/01), na praia do Indaiá, o coordenador de equipe, João Paulo Rosa e Silva, explicou que a ação consiste em explicar aos visitantes sobre a forma correta de descarte de lixo nas praias.

“Desde que chegamos, recolhemos vários resíduos deixados no dia anterior. Nossa ideia é explicar que cada um traga sua sacola de casa e jogue fora em alguma lixeira ou até mesmo na lixeira de sua casa”, disse João Paulo.

A turista de Bauru Rosangela Pereira Venturini visita a cidade pela primeira vez e achou a iniciativa muito importante. “Eu trouxe minha sacolinha de casa, mas muita gente não traz e acaba deixando a sujeira pelo caminho. Quem sabe, com essa informação, reduza a poluição nas praias”, disse.

Fotos: Luis Gava/PMC

As ações são itinerantes e circulam entre as praias Martim de Sá (01/02 a 04/02), Centro (18/01 a 21/01 e 08/02 a 14/02), Indaiá (11/01 a 14/01) e Porto Novo (25/01 a 28/01), sempre das 8h às 18h.

No dia 27/01, será realizado um Mutirão de Limpeza na praia Mococa, com início às 8h. É uma ação aberta para a participação de voluntários. Para participar basta chegar ao local com 30 minutos de antecedência.

Saiba mais – O lixo deixado na praia pode causar vários problemas como, transmissão de doenças causada pela proliferação de insetos e roedores; contaminação de crianças e animais; ferimentos nas pessoas; poluição do mar e morte de animais marinhos; contaminação da água do mar; danos nas embarcações e prejuízos para pesca, entre outros.

Por isto, é muito importante que cada um repense suas atitudes. Já imaginou se o mar devolvesse tudo o que jogamos nele? Ou, já pensou, se o que é jogado nas praias fosse parar na frente das casas? Pense nisso!

Publicado em Meio Ambiente